domingo, 9 de outubro de 2011

Texto sem contexto é pretexto para heresia.


Texto sem contexto é pretexto
para heresia.
"Para examinar a Verdade é necessário,
uma vez na vida, por todas as coisas em dúvida, tanto quanto se puder".
Renê descartes (1Jo. 2:27; 1Ts. 5:21)
Não sejamos cristãos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia conduzem ao erro (Ef. 4:14).
Antes, tenhamos um espírito Bereano (At.17:11). Não devemos acreditar e tampouco adotar qualquer doutrina, sem antes examinarmos nas ESCRITURAS se é realmente embasadas na Bíblia; sem textos isolados. Mas que estejam no contexto do assunto.
Não importa quem esteja a ministrar tal doutrina. Faça como os moradores de Beréia, que colocaram à prova o ensinamento daquele que foi instruído aos pés de Gamaliel (At.22:3), e tinha tanta intimidade com Deus que chegou a dizer: "Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo (Fp. 3:17; 1Co. 11:1)".
Então, seja o pastor, o "professor", ou o teólogo por mais renomado que for, tenha você mesmo um particular com Deus. Peça-lhe sabedoria, pois Ele dá e não lança em rosto (Tg. 1:5), e tire a prova dos nove.
Simples, objetiva e sem sombra de variação assim é a Palavra de Deus.
As muitas vozes na terra trazem confusão ou sabem-se lá quantas interpretações possíveis.
A Palavra não admite particular interpretação e, somente assim, o caminho de Deus será perfeito.
Desde a criação da primeira Letra escrita pelos homens inspirados por Deus, tudo tem seu proposito, Deus não é Deus que escreve por escrever, Deus não acha interessante e simplesmente faz constar. Não! Tudo o que está escrito tem proposito.
“...; o Meu povo é destruído porque lhe falta o conhecimento (Os. 4:6; Is. 5:13)”.
“Não é bom ter zelo sem conhecimento (19:2)".
1

Nenhum comentário:

Postar um comentário